About
Projeto de doutoramento “Mediações sobrenaturais versus ação médica: práticas e perceções de cura em contextos religiosos portugueses”
Referência: 2022.13279.BD
Área científica: Sociologia da Religião
Orientação: Helena Vilaça (IS-UP); Co-orientador: Alfredo Teixeira (UCP); Co-orientadora: Manuela Felício (ARS-Norte; DGSaúde)
Cronograma: abril 2023-março 2026
Resumo: Este projeto incidirá particularmente nas procuras de cura sob formas menos institucionalizadas e que o senso comum associa à religiosidade popular e incompatível com a medicina científica. Pretende-se estudar as perceções individuais de cura em contextos religiosos, no campo do cristianismo carismático (católico e evangélico). Recorrendo a uma metodologia intensiva de investigação, através de observações e entrevistas na sociedade portuguesa, refletir-se-á sobre as procuras e os sentidos atribuídos pelos indivíduos às experiências de cura ou de libertação espiritual. Este fenómeno manifesta-se em práticas institucionalizadas e socialmente legitimadas como a oração ou as promessas, e noutras mais invisíveis, menos legitimadas, mas de elevada extensão (ex.: exorcismo). Estes universos são tanto mais fascinantes quanto englobam pessoas de classe média e escolaridade elevada, exteriores às representações tradicionais.
Beneficiadores finais/população-alvo: Comunidades religiosas cristãs; profissionais de saúde.