Missão
O Instituto de Sociologia da Universidade do Porto nasce em 1989 com o intuito de promover a investigação nesta área específica do conhecimento, convocando, igualmente, o património de outras ciências sociais.
Articulando os seus objetivos e atividade com os do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Instituto de Sociologia abre-se à região e ao país como catalisador de debate e inovação científicas.
Em 2002, passou a integrar a rede de unidades científicas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência, tendo vindo a cumprir, em especial a partir dessa data, um trajeto de crescimento e qualificação que se traduz numa intensa atividade, desenvolvida quotidianamente por mais de quarenta Investigadores e Investigadoras integradas, diversos doutorandos e doutorandas apoiadas pela FCT e mais de quarenta Investigadores e Investigadoras colaboradoras.
Múltiplos projetos têm sido desenvolvidos, envolvendo uma vasta rede de parcerias, em particular com instituições públicas e associações. A área do desenvolvimento e das políticas públicas constitui um dos eixos transversais mais trabalhado.
Centrado na investigação fundamental e na prestação de serviços de relevância social, o Instituto de Sociologia pretende criar dinâmicas cada vez mais ativas de envolvimento com a comunidade, a par da divulgação alargada dos resultados das pesquisas, de forma a captar novos públicos para o conhecimento científico e, em particular, para a abordagem sociológica da realidade.
Orgânica
Promovendo o desenvolvimento da investigação científica a partir de uma cultura que favorece o trabalho coletivo e participado, o Instituto de Sociologia possui uma estrutura organizacional liderada pelo Coordenador e pela Comissão Executiva da Unidade (que assumem a responsabilidade pela implementação da estratégia de desenvolvimento da Unidade), sendo a respetiva política científica definida pelo Conselho Científico, ouvida a Assembleia de Investigadores e a Comissão Externa de Avaliação e Aconselhamento Científico (composta por investigadores externos à Unidade de Investigação).