About
Este projeto pretende conhecer e problematizar a participação de mulheres em processos de desenvolvimento em Portugal, relacionando a sua intervenção junto das comunidades locais com o impacto social dessa intervenção.
Trata-se de um projeto que assenta numa metodologia de investigação-ação e triangula a produção de conhecimento com a ação no terreno e a formação, envolvendo as/os protagonistas ligados à esfera do desenvolvimento em Portugal.
Assenta numa lógica dialética em que as vozes das mulheres e de outros stakeholders ligados à área do desenvolvimento são parte constitutiva da elaboração de toda a investigação.
A pesquisa inicia-se com a realização de grupos focais, a par de uma revisão da literatura na área, os quais servem de base para a preparação de uma ação de formação. Desta decorre também uma análise que visa contribuir para o conhecimento na área e que serve de pilar para o desenho da rede de investigação-ação a ser criada, para corresponder às necessidades identificadas ao longo da investigação. Nesse sentido, o projeto culmina na construção de uma rede de trabalho entre a Universidade Lusófona e profissionais que atuam na área da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento. Além da clara sustentabilidade, apresenta relevância científica e social no contexto nacional, no qual os projetos e iniciativas de investigação e intervenção na área do desenvolvimento e com abordagem de género interseccional são ainda escassos.
Beneficiadores finais/população-alvo: Mulheres com responsabilidades e funções na área do desenvolvimento local em Portugal.
Cronograma: janeiro 2021-outubro 2023
O projeto é coordenado por Carla Cerqueira (CICANT) e Lurdes Macedo (CICANT). Cristina Parente (IS-UP) é consultora do projeto.