About
Resumo: O projeto pretende situar o debate sobre a organização dos tempos de trabalho, particularmente a redução da carga horária semanal, que tem sido uma prática adotada por vários países desenvolvidos. O foco desta estratégia assenta, entre outros aspetos, nas melhorias da performance e produtividade dos trabalhadores, bem como na promoção do seu bem-estar. Simultaneamente, o interesse em reduzir os tempos de trabalho emerge enquanto possível resposta a diversos desafios contemporâneos, nomeadamente, as crescentes desigualdades salariais, o rápido desenvolvimento da automação, a estagnação da produtividade, a cultura das longas horas de trabalho, e os problemas ambientais.
Tendo em consideração a discussão internacional em torno da semana de trabalho de quatro dias, bem como o projeto piloto sobre este mesmo tema a decorrer em Portugal no setor privado desde o início de 2023, o presente projeto visa: (i)recolher e analisar dados estatísticos nacionais e internacionais diversos sobre tempos de trabalho, condições de trabalho e bem-estar; (ii) discutir dados estatísticos produzidos no âmbito dos projetos piloto europeus em curso sobre a semana de trabalho de quatro dias; (iii) elaborar estudos de caso sobre organizações que estejam a implementar esta prática gestionária.
Em Novembro 2023, a equipa do projeto celebrou um acordo de colaboração com a equipa do "Projeto-Piloto da implementação da semana de quatro dias em Portugal”, representada por Pedro Gomes e Rita Fontinha, de modo a promover a colaboração técnico-científica entre as duas equipas.
Beneficiadores finais/população-alvo: Sindicatos, associações patronais, entidades governamentais, trabalhadores, empregadores, sociedade civil.
Cronograma: julho 2023 - julho 2024
Coordenação: Sofia Alexandra Cruz (coordenadora), Ana Isabel Couto (co-cordenadora)