About
O projeto MAIs pretende aumentar a participação cívica e associativa das mulheres agricultoras nas regiões do interior, através da sua capacitação, contribuindo para a maior visibilidade do seu papel social e para o aumento da igualdade entre homens e mulheres (em concordância com a Carta das Nações Unidas, Agenda 2030 e Declaração Universal de Direitos Humanos). A população-alvo deste projeto são mulheres que trabalham na agricultura familiar dos concelhos de São Pedro do Sul e do Sabugal, assim como técnicos/as locais de ambos os concelhos.
A instituição proponente do projeto MAIs é o Instituto Politécnico de Viseu, tendo as seguintes entidades como instituições parceiras: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento; Câmara Municipal de São Pedro do Sul; Câmara Municipal do Sabugal; Associação da Bio-Região (ABRE) de S. Pedro do Sul; RURALIS – Institute for Rural and Regional Research.
A literatura nacional e europeia é consensual na afirmação de que a participação das mulheres no crescimento económico é estratégica para os objetivos da EU2020, e que o seu papel nas áreas rurais e na agricultura é central e importante pela sua capacidade de inovação e diversificação de atividades; por serem a força motora na manutenção, conservação e desenvolvimento das zonas rurais; por preservarem memórias e saberes tradicionais e por garantirem uma alimentação e nutrição saudáveis. No entanto, a maioria destas mulheres permanece invisível nas estatísticas da agricultura porque, muitas vezes, elas próprias não se consideram trabalhadoras rurais, não se inscrevem na segurança social e não assumem a propriedade das terras (ficando esse papel atribuído aos homens). Em resultado, estas mulheres conhecem fortes vulnerabilidades, nomeadamente ao nível das desigualdades de género e dependência económica, acentuadas pela sua fraca representatividade nas estruturas associativas locais e nos lugares de decisão.
Neste âmbito, o IS-UP participa como avaliador externo, e o seu papel é realizar uma avaliação dos resultados do projeto MAIs. Coordenam a avaliação externa as investigadoras do IS-UP Cristina Parente e Natália Azevedo. Participam na avaliação externa, como voluntárias, as investigadoras Rita Correia Madeira, Catarina Duarte Pereira Figueiredo e Evelize Cristina Moreira.
Cronograma: maio 2022-junho 2023