´
TODOS OS DIAS
Trabalho reprodutivo, cuidados e serviço doméstico
Março de 2022, Porto
Organização: IS-UP, Cassandra e Transform! Europe
Na origem deste conjunto de iniciativas, a que damos o nome “Todos os Dias”, estão vários encontros e o cruzamento de inquietações comuns. Por um lado, a curiosidade e a vontade de descobrir com maior detalhe a experiência de organização que deu corpo ao Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal, fundado a seguir à revolução de abril de 1974 e de resgatar e conhecer - pelas múltiplas vias da investigação, do trabalho de arquivo e da criação teatral - essa preciosa história de mulheres em luta. Por outro lado, o interesse em aprofundar a reflexão sobre as infraestruturas, os modos de organização e as práticas de cuidado, e fazê-lo na intersecção com uma luta e com uma aspiração de justiça a que a pandemia veio dar mais urgência e visibilidade: a de um mundo capaz de valorizar e reconhecer a centralidade do cuidado e as formas de trabalho remunerado e não remunerado de que a vida depende.
O programa destes dias foi-se tecendo a partir da confluência entre diferentes vontades que quiseram desaguar num espaço partilhado. E eram muitas. O desenvolvimento do trabalho de arquivo iniciado no processo de preparação da criação “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”. O desejo de associar às récitas da peça na cidade do Porto um conjunto de reflexões e debates que se articulam com ela. O impulso de aprofundar um espaço de “estudos do cuidado” em Portugal, numa perspetiva multidisciplinar. O ânimo em consolidar parcerias internacionais e trabalhos anteriores de investigação e reflexão sobre o regime de cuidados em Portugal (e, dentro dele, sobre o peso dos cuidados informais). A vontade de experimentar o teatro e os dispositivos do teatro-fórum na construção deste conhecimento e desta intervenção. A solidariedade com as organizações que, neste momento, se batem pelo reconhecimento do trabalho de cuidados e do serviço doméstico e pela existência de políticas públicas consistentes e democráticas neste campo. O empenho em estarmos juntos e juntas.
E assim foi nascendo o programa para estes dias. Todos os Dias é uma iniciativa feita a várias mãos, organizada pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e pela Cassandra, com o apoio imprescindível da Transform! Europa e com uma vintena de associações parceiras. Quisemos que as diversas formas de produzir e partilhar conhecimento, as diferentes linguagens da reflexão e da ação se conjugassem em modo de contaminação e de polinização recíproca, contrariando hierarquias e abrindo o campo de possibilidades e de articulações futuras.
Entidades parceiras do Encontro: A Coletiva; Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis; Associação Nacional de Cuidadores Informais; Associação Portuguesa de Economia Política; Associação Portuguesa de Pessoas com Demência; BASE-FUT – Frente Unitária de Trabalhadores; Cassandra; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Centro de Estudos para a Intervenção Social; Centro de Psicologia da Universidade do Porto; Coral de Letras da Universidade do Porto; Cuidar de quem Cuida; Cuidadores Portugal; Cultra – Cooperativa Cultura Trabalho e Socialismo; Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Fundação para a Ciência e Tecnologia; Laboratório de Teatro & Política; Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto; Observatório Social de Gaia; Práxis – Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo; Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social; Solidariedade Imigrante; UMAR – União Mulheres Alternativa Resposta.
Entrada livre, inscrições até 2 de março:
https://forms.gle/ofveGXNNVmwmWgEM7
Programa da conferência (em anexo)