O Instituto de Sociologia é instituição de acolhimento de projetos de doutoramento com bolsas financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito de diversos programas de doutoramento nacionais e internacionais em Sociologia e/ou outras Ciências Sociais, entre os quais se destaca o Programa de Doutoramento em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
Através do IS-UP e de sua instituição anfitriã, a FLUP, os/as bolseiros/as de doutoramento têm acesso a uma extensa coleção de recursos, incluindo coleções de bibliotecas locais e externas, que garantem o acesso a todos os periódicos relevantes no amplo espectro das Ciências Sociais, bem como a arquivos de dados de fontes nacionais e internacionais. Visando garantir a todos/as os/as investigadores/as condições de trabalho adequadas, o IS-UP disponibiliza também uma sala de investigação com postos individuais de trabalho, juntamente com algumas instalações complementares.
O IS-UP orgulha-se de fornecer a todos os/as seus/suas investigadores/as um ambiente de pesquisa onde a liberdade intelectual e a inovação sociológica são princípios fundamentais. Por meio de cursos, workshops, assistência à investigação e ao ensino, os/as alunos/as trabalham em estreita colaboração com os membros docentes para desenvolver competências de pesquisa e experiência nas áreas substantivas da sociologia.
O PhD Club IS-UP é um grupo de doutorandos em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, focado na dinamização de atividades científicas. Os seus membros são Bolseiros de Doutoramento FCT (investigadores integrados do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto - IS-UP) e outros doutorandos inscritos no 3.º Ciclo em Sociologia na FLUP.
O PhD Club IS-UP desenvolve as suas atividades em articulação com a Direção do Doutoramento em Sociologia e o IS-UP.
Principais objetivos:
-
Consolidar uma cultura colaborativa entre os doutorandos, entre estes e outros investigadores do IS-UP, bem como com outros investigadores, docentes e convidados de instituições externas e outras áreas profissionais
-
Desenvolver atividades (e.g. seminários, workshops) que visem diversificar e complementar as experiências científico-formativas dos doutorandos, no que concerne a dimensões teóricas, metodológicas e epistemológicas.
-
Reforçar as abordagens sociológicas na interconexão com outras ciências/domínios, numa lógica de transdisciplinaridade.
-
Desenvolver competências ao nível da organização e dinamização de encontros científicos, assentes no trabalho de equipa sinérgico.
- environment.