Passar para o conteúdo principal
Banner RB

Novas publicações: Research Brief do IS-UP

 

Conheça os Novos Research Briefs do IS-UP:

logotipo IS-UP

 

O PARADIGMA DO HIDROGÉNIO:  DESAFIOS E INQUIETAÇÕES SOBRE A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA. UM ESTUDO A PARTIR DO PROJETO 112CO2 | agosto 2022

Com o objetivo de contribuir para uma abordagem crítica e integrada sobre o paradigma do hidrogénio, Cristina Parente, Jorge Cerdeira, Francisca Teixeira e Luigi Piantavinha alertam neste Research Brief para a necessidade de realização de mais pesquisas sobre o tema, com envolvimento da sociedade civil na co-construção da solução energética sustentável de acordo com a abordagem da investigação e inovação responsável (RRI).

Esta publicação interessa a toda a sociedade e, muito particularmente, a políticos locais e regionais, ao poder central, aos meios de comunicação, às organizações da sociedade civil, às empresas e associações setoriais.

Para saber mais: 112CO2

 

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE GAIA | julho 2022

Visando esclarecer e aprofundar o conhecimento sobre dinâmicas sociais locais do concelho de Vila Nova de Gaia, bem como abrir espaço à partilha e debate, o Observatório Social tem vindo a trabalhar na produção e análise de diversas temáticas, de forma cientificamente autónoma e independente.

Este Research Brief, da autoria de João Teixeira Lopes (Coord.), Tânia leão e Joana Ribeiro Santos, é mais um produto deste trabalho e dirige-se, particularmente, aos munícipes do concelho e públicos que exercem a sua atividade profissional no âmbito da Ação Social. A publicação apresenta um conjunto de recomendações e implicações para a prática feitas no âmbito dos estudos, desenvolvidos pela equipa do projeto, sobre as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Cuidadores/as Informais.

Para saber mais: Observatório Social de Gaia

 

O FENÓMENO DA PRAXE NO PORTO: DISCURSOS E PRÁTICAS | junho 2022

A publicação apresenta os principais contributos analíticos e práticos da sua investigação de doutoramento sobre o fenómeno da praxe e interessa, particularmente, a investigadores/as, estudantes de todos os ciclos do ensino superior, decisores políticos, mas também ao público em geral. Este trabalho resulta do projeto de doutoramento em curso O fenómeno da praxe em contexto universitário portuense: discursos e práticas (SFRH/BD/136101/2018), com orientação de João Teixeira Lopes e coorientação de Lígia Ferro.

 

AFINIDADES E TENSÕES ENTRE ESTADO, SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E ARTISTAS EM UM CENTRO CULTURAL DE FORTALEZA | junho 2022

Da autoria de Pedro Menezes, este Research Brief do IS-UP apresenta um conjunto de recomendações / implicações para a prática sobre equipamentos culturais mantidos por uma parceria entre Estado, sociedade civil organizada e artistas. Este trabalho resulta do projeto de doutoramento em curso "Transglobal Indie: a configuração das cenas de rock independente do Porto e de Fortaleza pelas ruas das cidades (1980-2020)(SFRH/BD/140040/2018), da responsabilidade de Pedro Menezes, com orientação de Paula Guerra.

 

 

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

Outros Contactos

 

 
fct

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo